Faça seus proprios patches! Trabalhando em um Fashion Week Deep Action LookBook

19 maio, 2016

A experiência de trabalhar em um Fashion Week

19 maio, 2016


Oi gente! Quem já é inscrito no canal, e me acompanha nas redes sociais, já sabe que eu trabalhei durante o último São Paulo Fashion Week.  Estive na equipe da À Moda da Casa e fiz o conteúdo para a cobertura digital nas redes sociais oficiais do SPFW.  Foi minha primeira vez em uma semana de moda, e já fui para trabalhar, com cracházinho de produção que me rendia acesso à tudo no evento! 

Nosso trabalho durante a semana, foi fazer a cobertura completa de tudo o que aconteceu nos backstages, desfiles, espaços de patrocinadores e corredores da Bienal. Trouxemos o público para dentro do evento com fotos, gifs, vídeos e transmissões ao vivo via Periscope e Facebook LIVE. (siga as redes do evento @SPFW ). Fiquei boa parte do tempo nos backstages fazendo o Facebook LIVE, mas também circulei bastante pelos corredores, fiz muitos vídeos para as redes sociais, assisti alguns desfiles e também monitorava as redes no nosso QG dentro da sala de imprensa.

Pra ser bem sincera, nunca quis trabalhar com moda. Apesar de gostar do assunto, me interessar muito por estilo, tendências, beleza e tudo mais, eu sempre soube que essa não era a área pra mim. 
Então quando apareceu a oportunidade, aceitei para ter uma experiência nova e conhecer o evento que sempre quis ir. Com certeza essa foi a melhor decisão!

Sempre tive um certo preconceito com o mundo da moda, toda essa impressão de glamour e ostentação nunca me atraiu muito, eu achava que a maior parte das pessoas nesse meio (que é super elitizado) seria nariz em pé ou arrogante. Mas eu estava muito errada! Fiquei nos bastidores de todos os desfiles fazendo a cobertura LIVE pelo facebook do evento, conheci modelos, maquiadores, fotógrafos e stylists que foram super simpáticos e queridos. Parei até de olhar tanto as modelos como inalcansáveis, elas são pessoas reais e gente como agente. Comem besteiras (jurava que só comiam salada), ficam (muito!) nervosas quando é sua a primeira vez na passarela e gostavam de aparecer nas transmissões ao vivo para dar um oi pra família que está longe.  Além disso, tudo no backstage é muito profissional, sem frescura e muito corrido! O objetivo de todos ali é fazer um trabalho bem feito em tempo curto e entregar para o público o que o estilista idealizou da melhor forma. Os resultados são belíssimos e pude ver sendo construído aos poucos.



Outra coisa que percebi, essa não tão feliz, é como as pessoas idealizam tanto o SPFW e o mundo da moda. Diversas pessoas comentavam nas redes sociais do evento, e também nas minhas pessoais quando postava alguma foto, coisas como "Que sonho!". A página do São Paulo Fashion Week no Facebook recebia pedidos de meninas que sonhavam em ser modelos e diversas outras mensagens DESESPERADAS. Achei bizarro como as pessoas acham que esse mundo é só fama, dinheiro e glamour. Algumas pessoas fazem monitoria no evento, trabalhando muito e DE GRAÇA sem acesso a nenhum desfile a nenhum lounge, só pra poder estar lá. Fiquei com um  mix de dó e tristeza, por que a mídia faz essas pessoas acreditarem que aquilo é um sonho, uma coisa maravilhosa e inalcançável, mas é um trabalho (árduo) como outro qualquer.  



Além disso, não é um mercado que paga muito bem, mas é onde as pessoas mais ostentam e mantém um padrão de vida que eu realmente não entendo como elas podem bancar (se elas ganham algo remotamente próximo do que eu ganhei $$$). 

Tirando essas pequenas observações curiosas, posso dizer que foi incrível. Trabalhei demais e aprendi muito sobre planejamento e produção de conteúdo para redes sociais, uma novidade pra mim! Também pude ver de perto como funciona um evento desse porte, a responsabilidade que a comunicação tem para fazer tudo acontecer. 
Saí de lá muito mais inspirada, e com a cabeça mais aberta para a moda e para a arte.

Obviamente quis registrar essa semana de loucura e essa experiência maravilhosa, então assistam  o vídeo para entender um pouco mais do que eu passei nesses 5 dias e ver alguns momentos ~inéditos de bastidores do evento. Não esquece de dar um like e se inscrever no canal!




Um comentário:

  1. Trabalhar em SPFW é meio loucurinha mesmo. Eu cobri por seis anos seguidos e conheço bem a vibe da coisa. Tem muuuiita coisa legal e eu, particularmente, adoro fazer esse tipo de cobertura. Tem muita idealização também muita ideia de glamour que, na real, não tem na da a ver, né? Mas que bom que a sua experiência foi tão interessante assim! ♥

    ResponderExcluir

Love Triangle Blog © 2014