Faça seus proprios patches! Trabalhando em um Fashion Week Deep Action LookBook

05 março, 2013

Uma Tarde Fazendo Cupcakes

05 março, 2013
Não sei vocês, mas eu sou apaixonada por cupcakes, acho super fofura e deliciosos principalmente. As vezes faço algumas experiências aqui em casa que nem sempre dão certo, mas semana passada minha amiga  Karina veio aqui em casa cozinhar e comigo e foi sucessooo! Fiz cupcakes de chocolate com avelã e coloridos com baunilha.


Ficarão lindos e muito muito gostosos, tanto que não duraram nada aqui na minha geladeira. Então vim mostrar esse meu feito, ensinar a fazer, passar a receitinha, mostrar o passo a passo de como fizemos pra quem ficou com água na boca poder fazer em casa também!

Vamos começar pela massa então?


A Massa

  • 1 xícara (200 g) de açúcar
  • 1/2 xícara (115 g) de manteiga
  • 2 ovos
  • 2 colheres (chá) de extrato de baunilha
  • 1 1/2 xícara (190 g) de farinha
  • 1 3/4 colher (chá) de fermento em pó
  • 1/2 xícara (120 ml) de leite

Só misturar tudo (menos o fermento que você acrescenta no final e não pode ficar misturando muito depois de colocar). Não tem segredo.

Separamos metade mais ou menos pra adicionar Chocolate em Pó (não é achocolato ein galere), foi uma xícara para meia receita. Deixamos metade da massa branca pra poder colorir depois com corante alimentício.


Pra colorir a massa, separe em potinhos diferentes de acordo com quantas cores você vai querer que seu cupcake tenha, nós usamos rosa, amarelo, verde, azul e roxo.



Você vai precisar de forminhas de papel para cupcakes e também de alguma forma dura pra massa não se esparramar pelo papel, eu usei forminhas de alumínio individuais mas também existem aquelas formas únicas que comportam vários bolinhos de uma vez só. Pra adicionar as cores eu preferi chegar o mais perto possível da sequência das cores no arco-íris só por que acho que fica mais bonito assim. HAHA

Depois de fazer isso com a massa colorida que obviamente da mais trabalho, é só fazer o mesmo com a massa de chocolate e levar tudo ao forno por cerca de 40 minutos à 180º (eu aconselho você sempre verificar se está bom ou não a massa)

Recheio


Fiz 2 recheios, um de brigadeiro pra massa de chocolate e um de baunilha pra massa colorida. Eu suponho que todo ser humano deva saber fazer brigadeiro por que é regra básica de sobrevivência, se você ainda tem essa defasagem vou te ajudar postando a receitinha aqui, mas sem segredos ok?

1 lata de leite condensado
1 colher de sopa de margarina sem sal
7 colheres rasas das de sopa de Nescau ou 4 colheres de sopa de chocolate em pó

O outro recheio foi o creme de baunilha e aqui vai a receita pra vocês
2 colheres de sopa de maisena
1 xícara de chá de leite
1 gema
1 colher de sopa de açucar
Essência de baunilha à gosto

Para preparar, bata o açúcar e a gema, e vá adicionando o leite e a maisena e misturando bastante, deixei 1 minuto no microondas e misture novamente, depois deixe mais 1 minuto no microondas pra que o creme adquira uma boa consistência adicione a baunilha e depois misture mais.

Recheios prontos, agora como rechear? Você vai ter que fazer um buraquinho na massa pronta com a faca pra adicionar o recheio

Deu pra entender? Então vamos para o próximo passo 

Cobertura

Ja que fiz dois tipos de massa e dois tipos de recheio fiz também duas coberturas diferentes. A primeira foi de Chantilly, pra fazer comprei Creme de Leite Pasteurizado e bati junto com açucar ( a quantidade de açucar vem escrita na embalagem), ai é só bater até ficar com consistência de chantilly e depois separar em potes diferentes pra colorir com a o corante em pó comestível.


A segunda cobertura foi de Ganache, uma mistura de chocolate com creme de leite, aqui vão as quantidades:

150g de chocolate ao leite ou meio amargo
200g de creme de leite fresco

Derreta o chocolate no microondas, para isso coloque o chocolate em um recipiente de vidro leve ao micoondas e na potência máxima deixe por 1 minuto, se o chocolate não estiver bem derretido deixe mais tempo. Depois adicione o creme de leite fresco e mecha até virar um creme e prooonto, facim né?

Pra decorar usamos esse tubinho que vende em lojas de culinária, primeiro você faz um 'montinho' com a cobertura no meio, pra depois fazer a cobertura bonita em volta. Depois eu decorei com granulados coloridos e corações.

É facil de fazer apesar de ser trabalhoso, mas eu me diverti fazendo, acho legal esse tipo de coisas de vez em quando! Espero que vocês tenham gostado das receitinhas e tenham conseguido entender e aprender um pouco.







Créditos a Karina Bataglia por ter passado a tarde inteirinha comigo cozinhando, te amo tá amiga? <3

Um comentário:

  1. Melhores cupcakes da vida esses <3 Se tudo der errado já temos oq fazer hahahahaha E não esquece que colocamos pedacinhos de avelã no recheio do de chocolate que ficou muito amor ! Beijoos

    ResponderExcluir

Love Triangle Blog © 2014